.

REGRAS DO PENA DE OURO

Pena de Ouro. Esta foi a forma que criei para presentear um poeta ou poetisa das ondas nesta brincadeira a qual intitulei de Ostra da Poesia. Sim, uma brincadeira é o que sempre digo, pois não quero que o evento se transforme numa correria deslanchada tendo como o único objetivo ganhar o premiozinho simbólico. O sentido maior desta brincadeira é divulgar as rimas poéticas e encantadoras dos nossos Construtores de Palavras e interagir os blogueiros desta grande nação chamada blogosfera. Todos são bem vindos se vier por bem.


1 -  O evento Pena de Ouro tem uma exigência principal: QUE TODOS SINTAM A POESIA, PORQUE VIVER É POETIZAR, ALGUNS CONSEGUEM TRANSPOR ESTE SENTIMENTO PARA O PAPEL, OUTROS NÃO,  MAS TODOS SÃO POETAS E POETISAS

2 -  Da 7ª Edição até a passada tentei alçar novos voos e abranger todo o mundo nauta, para tanto abri as portas para que os FaceBookeiros participassem das VOTAÇÕES, mas infelizmente não deu certo, persisti por três anos para ter a certeza, então a partir desta 10ª Edição SOMENTE BLOGUEIROS PODERÃO PARTICIPAR DA BRINCADEIRA. Lembrando que acima de tudo deve prevalecer a ÉTICA - Não votar pela amizade e sim no escrito que lhe emocionar.

3 – O evento/brincadeira será dividido em três fases: ELIMINATÓRIAS SEMIFINAL e FINAL, cujas datas de cada fase estão estampadas em um calendário no final desta página. E neste ano serão 16 poesias na brincadeira, cujas poesias deverão que ser enviadas para meu e-mail lavanda64@gmail.com até a data marcada no calendário abaixo.

4 - FASE ELIMINATÓRIA : As primeiras 16 (dezesseis) poesias recebidas em meu e-mail de 28/06 a 05/07 serão expostas no SALÃO PEROLAS por 10 dias iniciando-se ai a primeira votação do Pena de Ouro. (A POESIA NÃO TERÁ SEU AUTOR REVELADO)

5 - SEMIFINAL : Serão selecionadas as 08 (oito) primeiras poesias mais votadas na FASE ELIMINATÓRIA, as quais ficarão em exibição por 10 dias no SALÃO PÉROLAS iniciando-se a segunda votação. (A POESIA NÃO TERÁ SEU AUTOR REVELADO)

6 - FINAL : Aqui uma inovação. Serão selecionadas as 04 (quatro) primeiras poesias mais votadas na SEMIFINAL, as quais ficarão em exibição por 08 dias no SALÃO PÉROLAS  e, ai se inicia a última votação, sendo que nesta etapa as poesias serão assinadas e os autores revelados  - MAS NÃO PODEM PEDIR VOTOS, DEIXEM AS PESSOAS A VONTADE OK? PODEM ENTRETANTO VISITAR OS AMIGOS E DIVULGAR O EVENTO.
"ÉTICA ACIMA DE TUDO E SUA CONSCIÊNCIA" 
Ética por parte do participante e do votante.

7 - Cada Poeta ou Poetisa só poderá participar da brincadeira com uma única poesia e cada votante só poderá VOTAR EM UMA ÚNICA POESIA EM CADA FASE (mesmo que tenhas mais de um blog) devendo o votante obrigatoriamente anotar o link do seu blog para que eu possa visitar seu cantinho e validar seu voto. (Como sempre muitos votos foram invalidados nos Penas anteriores porque o votante não anotou ou anotou errado o seu endereço).

8 - O sistema de escolha das poesias - VOTOS - será da seguinte forma:

ELIMINATÓRIA SEMIFINAL: Mural aberto
FINAL: Comentários abertos - Entretanto nos dois últimos dias de votação, para criar um suspense os comentários serão inibidos (moderados), os quais só serão liberados quando da grande festa final.
OBS: ESTA ÚLTIMA ETAPA PODERÁ SER EM MURAL FECHADO, SE OS VOTANTES NÃO DEREM TANTA DOR DE CABEÇA, COMO NAS VOTAÇÕES PASSADAS, OU SEJA VOTAREM NO LUGAR ERRADO *risos*

9 - As 16 (dezesseis) poesias recebidas em meu e-mail será dado o retorno ao remetente.


OUTRA INOVAÇÃO, POIS MUDANÇAS FAZEM BEM A PELE *gargalhadas* - SÓ SERÃO ACEITOS POEMAS E POESIAS COM NO MÁXIMO 4 (QUATRO) ESTROFES, CADA UMA COM NO MÁXIMO DE 5 (CINCO) VERSOS. MAS CLARO SE COUBER NO PAPIRO ACEITO *risos*


EIS O CALENDÁRIO DO 9º PENA DE OURO
 QUE VENÇA A POESIA QUE MAIS EMOCIONAR!